GERIC - Souza & Brandão

A sua empresa necessita do Credenciamento do GERIC da CAIXA? Já possui, mas precisa RENOVAR?

Necessidade de obtenção de financiamento habitacional para o seu empreendimento, através da CAIXA?

A Souza & Brandão tem a solução perfeita para o seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe através do formulário ao lado.
Entre em contato conosco

1. Sobre o GERIC

O critério de crédito é RIGOROSO, mesmo assim é possível obtê-lo e que tem leva vantagens econômicas neste mercado.

O segredo esta em respeitar o processo e ter na coordenação do CREDENCIAMENTO um profissional qualificado que entenda do trâmite de processo de crédito. Diferencia também este profissional “pensar” igual ao ANALISTA DE CRÉDITO do banco, se antecipando ao andamento da análise.

Na verdade é um processo que tem uma seqüência e lógica, passando simultaneamente por um TRIPÉ composto pelas etapas: Análise de Risco, Análise Jurídica e Engenharia.

O sucesso para a obtenção do CREDENCIMENTO do Geric esta em atender aos padrões da CAIXA que requer informações abrangentes, consistentes e transparentes. Por exemplo: Os balanços patrimoniais devem seguir os princípios contábeis e os critérios legais; e a construtora e os seus sócios não podem apresentar situação de RESTRIÇÃO na praça.

A CONSULTORIA SOUZA & BRANDÃO

A empresa Souza & Brandão Consultoria em Negócios Imobiliários tem um padrão de qualidade destacado e reconhecido pela área de Análise de Crédito da Caixa Econômica Federal, que trata do credenciamento do GERIC.

Este reconhecimento vem da preocupação que a nossa empresa tem com a transparência, pró-atividade e conhecimento dos trâmites de um processo de crédito.

Outra vantagem da nossa consultoria é que os profissionais envolvidos no atendimento aos clientes são especialistas em empreendimento imobiliários.

Conhecendo as três Etapas do credenciamento: Análise de Risco de Crédito, Análise Jurídica e Análise de Engenharia

Abrir

O que diz a Caixa sobre as exigências no GERIC

O crédito é compreendido como a ação de disponibilizar recursos financeiros aos clientes em troca da expectativa de honrar os pagamentos dos compromissos assumidos num prazo determinado.

Nesse sentido, a concessão de crédito configura-se em uma atividade de risco devido às incertezas que cercam os setores produtivos no que se refere à capacidade de pagamento e o comprometimento de honrar esses compromissos. Tem-se aí o desafio da concessão de crédito: dimensionar e administrar o risco com segurança em cada uma das operações de crédito.

A avaliação de risco de crédito é uma prerrogativa de qualquer instituição financeira, entretanto, cada uma possui sua política de riscos.
Fonte: Revista Construção Mercado

2. O valor de um credenciamento do GERIC

A importância das construtoras de porte médio ou pequeno em investir na obtenção do Credenciamento do Geric, vai além do credenciamento, pois também leva de tabela a certificação de REGULARIDADE desta empresa perante o mercado. O que pode proporcionar oportunidade de se associar com construtoras de maior porte ou ser interesse de investidores.

Hoje no Brasil existe mercado para todos no segmento da construção civil e as médias e pequenas construtoras podem ser inseridas em mercados restritos para as grandes companhias, dentre eles o de Empreendimento Popular que atende renda na faixa de 3 a 6 SM.

Abrir

Como?


Realizando associação entre empresas de maior porte por meio de SPEs (Sociedade de Propósito Específico), tendo estas empresas papéis bem definidos na sociedade, como segue:

O Papel da grande construtora na associação:
• Aporte em forma de estoque de terrenos
• No projeto de engenharia
• Comercialização (vendas)


O Papel da construtora de porte médio ou pequeno na associação:
• Construção das unidades habitacionais

Qual a vantagem da associação em ambos os lados?


Primeiro em economia de escala para ambos os lados.

Na grande:
Esta poderá tocar vários projetos ao mesmo tempo, principalmente em regiões fora do seu território e também assegurar a sua rentabilidade.

Na média ou pequena:
Esta apenas fica direcionada a tocar a obra, não se preocupando com o capital alto inicial exigido na compra de terrenos e avanço de obra com o caixa próprio, bem como a comercialização das unidades.

3. SPE: O que significa e para que serve?

SPE o que é?
Por definição esta modalidade é conhecida como SPE (Sociedade de Propósito Específico) e uma sociedade ou associação que possui atividade RESTRITA, podendo ter prazo de duração determinado e sua principal utilidade é de ISOLAR o Risco Financeiro da atividade que se destina.

SPE como surgiu no Brasil?
O mercado imobiliário brasileiro a cada vez mais vem se aperfeiçoando, sendo criados as figuras das SPE’s e Patrimônio de Afetação para regular estas atividades. Estes mecanismos foram deflagrados para criar uma política de proteção na esteira da famigerada falência da Construtora Encol que lesou na menos que 42 mil famílias.

SPE qual a aplicação?
A operacionalização dessa medida é feita de forma simples, onde se cria um CNPJ próprio para a nova entidade, que passará a ter todos os registros próprios de uma empresa comercial, de forma isolada. Cuja única diferença reside no objeto social, específico para o desenvolvimento daquele empreendimento, devendo se extinguir após sua conclusão.

Abrir

SPE na prática!
• Normalmente de forma simplista, uma SPE facilita o arranjo societário com as entradas e saídas de sócios.
• Do ponto de vista prático, existe a questão fiscal que leva a SPE à adoção dos regimes tributários conhecidos: lucro real ou presumido ou RET (Regime Especial de tributação).

SPE vantagens!
1. Diminuição de riscos
2. Apuração de forma individualizada do lucro de cada empreendimento.
3. Possibilidade de economia tributária.
4. Pode assumir qualquer tipo societário (Ltda., S/A, etc.).
5. Lucros distribuídos como dividendos, isento de IR.

SPE Planejamento Fiscal
Existência de 3 regimes para o setor de incorporação imobiliária.
1. Lucro Real
• Tributação total de 9,25% (IR + CSLL + PIS/Cofins)
2. Lucro Presumido
• Tributação total de 6,73% (IR + CSLL + PIS/Cofins)
3. RET (Regime Especial de tributação) • Tributação total de 7,00% da Receita Total

Fonte: Lacaz Martins

Rua Machado de Assis, 356
Vila Mariana – São Paulo-SP – CEP 04106-000

tel.: 11 2613-1118
contato@souzaebrandao.com.br